Profissionais de Tecnologia » Post 'Formação Profissional e Profissionais de Informática'

Formação Profissional e Profissionais de Informática

Formação Profissional ou Certificação ? Qual é a formação que um profissional precisa ter ? “1. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Um leitor me questionou sobre as certificações, perguntando se eu era contra ou a favor das mesmas. A resposta não é tão simples. O meu lado acadêmico me diz que as certificações são uma forma de tecnicismo, ou uma maneira de sufocar a criatividade e a imaginação do profissional. Digo isto porque estas certificações são específicas para um produto ou parte de um produto, limitando-se a abordar o funcionamento e a operação daquele produto.

A formação de um profissional, começa com a formação básica do indivíduo, passa pela instrumentalização deste indivíduo (curso superior) e finalmente a especialização e conseqüente complemento e formação do profissional, o que não deve cessar nunca. Desta forma, sou a favor da certificação como parte complementar do processo de formação do profissional.

É fundamental que os cursos de formação abordem a teoria geral e apontem para o específico sempre de uma forma na qual não seja privilegiado o produto. A ênfase deve ser dada no assunto, na área de conhecimento sendo estudada e não no produto que se utiliza desta ou daquela técnica. Os motivos são óbvios…

Uma outra coisa que deve ser bem observada é a propriedade da certificação. Certificação é uma coisa de moda, um modismo, logo deve ser feita sempre com o maior critério e dentro de uma necessidade real. no jornal COMPUTERWORLD de 02/10/2002, na página 4, temos a opinião do Sr. Fernando Birman (Gerente de sistemas da Rhodia). No texto são citadas diversas certificações “estratégicas”, uma verdadeira sopa de letrinhas…

As perguntas são :

1. Se pesquisarmos 3 anos para trás, quais eram as certificações “estratégicas”?
2. Daqui a 2 anos, quais serão?

É importante saber pois trata-se de um investimento alto. Como não podemos adivinhar o futuro, é bom que pensemos bem em quais certificações faremos, ou até mesmo se devemos fazê-las.

Pensem nisto. Vou guardar o jornal.

2. PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA
Uma outra pergunta que me foi feita : “Quais são as áreas da informática onde posso atuar? quais cursos o senhor me recomenda para que eu possa me colocar no mercado de informática?”

Correndo o risco de ser chamado de pragmático e cartesiano, atualmente, na área de informática, temos quatro grandes linhas profissionais : Desenvolvimento de software (programador de computadores); Análise de sistemas; Analista de redes de computadores; Projetista de sistemas para a INTERNET.

Na primeira opção temos o especialista em linguagens e técnicas de programação de computadores (aquele profissional que sabe muito bem algumas linguagens, mas se diferencia pela capacidade de produzir programas de computador (“fera” em algoritmos).

Na segunda, temos o profissional com alta capacidade analítica, que domina metodologias de desenvolvimento de sistemas e sabe ouvir o usuário (atualmente, o politicamente correto é chamar o usuário de cliente).

Na terceira, temos o profissional que tem um senso de organização e um domínio de ferramentas e técnicas de gerenciamento de redes de computadores. Neste caso é necessário também uma certa habilidade de programação e uma grande dose de força de vontade e capacidade para o auto-estudo, uma vez que, atualmente, não se tem metodologias ou algoritmos para as tarefas deste profissional.

Na última, temos um profissional com dons artísticos, fundamentos de estética, uma boa dose de organização e domínio de técnicas de gerenciamento de redes, além de capacidade de produzir algoritmos simples e uma boa dose de paciência e método no ouvir.

Em todas elas, preocupações com a segurança, ética, padronização, etc.

Existe mais alguma área na informática? Talvez uma área específica para bancos de dados, e isto é o máximo que podemos supor. Evidentemente que não estou levando em conta as áreas de pesquisa. O que estou fazendo é uma simplificação para o mercado de trabalho atual, no Brasil: Trata-se de uma resposta para a pergunta : “Caso eu esteja procurando emprego, o que vou encontrar nos jornais, revistas especializadas, agências, concursos públicos, etc.?”

Novidades podem surgir, produtos podem aparecer e desaparecer. Produtos proprietários, produtos abertos (atualmente classificados de livres), e o que mais os inventores da informática se apressarem em lançar no mercado, mas uma coisa é certa : um profissional bem formado, em qualquer uma destas áreas, é capaz de atuar em ambiente proprietário, livre, aberto, fechado, com certificação, sem certificação, etc.

Se Você quer conquistar o mercado :
1. procure uma formação, depois, procure a certificação;
2. não vá pela classificação do curso (livre, proprietário, aberto ou fechado), mas pelo conteúdo. Quanto mais genérico (livre de produtos), melhor para você;
3. escolha uma destas áreas e direcione sua formação.

Sucesso!

Escreva para mim – portella@rafrom.com.br
Ricardo Portella.

Ricardo Portella de Aguiar (www.ricardoportella.com.br)
RAFROM – TREINAMENTO E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA (www.rafrom.com.br)

021) PABX – 2490-3981 ; 2490-1470 ; 2490-3326 ; 2490-3212

Deixe um comentário

Faça Login para deixar um comentário »

© 2008 Profissionais de Tecnologia is powered by WordPress