Profissionais de Tecnologia » Post 'Eu fiz uma M….'

Eu fiz uma M….

O Sistema Eletrônico de Votação finalmente ficou pronto. Os associados da nossa empresa finalmente poderão manifestar-se através do voto eletrônico. O Sistema foi todo modelado para assemelhar-se ao tradicional método da empresa, que completou 93 anos de existência em 2009. Tudo foi testado, homologado e recebeu o carimbo de aprovação da Diretoria e do Conselho da Empresa. Usamos um softwarezinho barato gerar aleatoriamente a senha inicial para cada associado, e decidimos enviá-las por email e escolhemos o Office 2007 para fazer mala direta de email para distribuir as senhas.

Era uma sexta-feira. Na hora de criar o arquivo xls com os endereços de email, logins e senhas, eu copiei os emails na posição errada, de forma que login e senha de 114 associados, dos 414, estivesse na linha do email de outro. Não vi e disparei a mala direta.

Putz. Eu fiz uma M… Caramba, e agora ?! São poucos associados, as mensagens saíram rapidamente do servidor de mensagem.

Momentos de desespero. Como eu pude fazer isso ? Sexta-Feira ? Sexta-feira não é dia de implantar nada. Já foi todo mundo embora para casa, só fiquei eu para disparar essa mala direta. Desliguei o computador, entrei no táxi e pedi para ir para Botafogo. A minha cabeça fervia. Eu só conseguia pensar que tinha jogado 93 anos de tradição no lixo. Chegando em Botafogo, abri o notebook no shopping, usei a rede sem fio e tentei avaliar o tamanho da M que fiz. Era grande, irremediável.

A primeira decisão foi fechar a urna de votação. Então já tinham pingado 14 votos. Tentei me acalmar, conversando com a minha esposa, que também é da nossa área, e me arrumando para telefonar para o Presidente da empresa e contar para ele o acontecido.

Não tinha solução. Na segunda-feira, teríamos que limpar a urna, desperdiçando os 14 votos já inseridos, gerar novas senhas para todos os associados e reenviá-las.

Telefonei para o presidente e ele me aconselhou: Assuma o erro para todos, assim como você assumiu para mim. É bonito.

Como ?! Sem brigas ?

No final da noite, já em casa, preparei um email para todos os Associados. Apresentei-me e contei que as senhas foram enviadas incorretamente. Não entrei em detalhes do que aconteceu, me foquei mais em explicar que o processo seria totalmente reiniciado e pedir desculpas.

Durante o fim de semana mesmo, fui recebendo vários emails de apoio vindo dos Associados. E alguns repetiam, em outras, palavras o que o presidente disse: “Parabéns por ter assumido o erro publicamente”.

Será que essa regra funciona sempre ou o meu desespero trouxe piedade na ação dos demais ?

Tags:,

Deixe um comentário

Faça Login para deixar um comentário »

© 2008 Profissionais de Tecnologia is powered by WordPress