Profissionais de Tecnologia » Posts na categoria 'Falando de TI'

Interface de usuário: soluções e problemas em uma mesma função

Walace Vianna é web designer

interface-do-usuario-UI_thumb

Imagem: fonte – http://www.des1gnon.com/2013/07/16-dicas-para-uma-boa-interface-de-usuario-ui/

Uma coisa que sempre pensei sobre a indústria de softwares/programas de computador, mais notadamente na parte de design de interfaces: as interfaces de usuário são ruins porque isso gera receita – através de aprendizado (treinamentos, cursos) ou venda (novas interfaces, novo ciclo de aprendizado) – ou por falta de investimento sério nessa área?
A Apple fabrica produtos com uma boa interface, simples e fáceis de usar, deve ser por isso que eles custam mais (?). Então as interfaces são ruins para baratear o custo final do software?

As interfaces devem evoluir, mas sem prejuízo ao usuário

Leia Mais »

TechnoDrops (14)

(Atualizado em 11/05/2014)

Mantendo o computador seguro

Wallace Vianna é webdesigner

lente-aumento
Imagem: http://aprenda-como.blogspot.com.br/2011/06/aprenda-como-usar-lente-de-aumento-do.html

Não que seja adepto da teoria da conspiração, mas se tenho uma desconfiança e outras pessoas tem a mesma impressão, onde há fumaça há fogo.

Leia Mais »

TechnoDrops (12)

Wallace Vianna, webdesigner, continuando este clipping tecnológico:

Peruca inteligente

Quando você pensa que já viu de tudo – tênis, óculos, capacete – com computador, agora… a peruca.
Leia nessa matéria do MSN

peruca-inteligente

Leia Mais »

TechnoDrops (11)

Wallace Vianna é mestre em design e webdesigner.

A história dos consoles

Pra quem tem mais de 40, é para relembrar. Quem tem menos, conhecer essa história recente dos jogos de console, em Flash.

historia-consoles

Leia Mais »

Technodrops (10)

Wallace Vianna é webdesigner e desenvolvedor web

STJ obriga provedores a guardar dados de usuário por 3 anos

http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2013/11/25/stj-obriga-provedor-a-guardar-dados-de-usuario-por-tres-anos/

Leia Mais »

TechnoDrops (8)

Por Wallace  Vianna , webdesigner

O Google resolveu reunir e oferecer seus aplicativos para uso profissional ou empresarial, com o nome de Google Apps (GA). Na verdade é uma ampliação do que o Google já faz com o Gmail (que é “alugado” pela Globo.com e outras empresas).

A era dos aplicativos “nas nuvens” parece que já começou, seja com a suíte Adobe CC ou com o Office365 da microsoft. No caso do Google, a empresa parece pretender repetir o sucesso do Gmail corporativo com seus demais aplicativos, que ora mudam de perfil (Google Docs que virou Google Drive) ou são descontinuados ou incorporados em outros serviços (Google Calendar, que pode ser acessado no Gmail ou na barra de ferramentas do Google).

Leia Mais »

TechnoDrops (7)

Wallace Vianna é webdesigner, autor do blog WallyVianna

– Você usa o que pra comer?
– Garfo.
– E faca, colher…?
– Só garfo.
– Sopa, você toma com…
– Garfo.
– Você coloca arroz, feijão, no prato com…
– Garfo.
– Num restaurante japonês você só come com…
– Garfo.
– Você corta pão, frutas com…
– Garfo.
– Por quê?
– Meu garfo é muito bom, cara. É o melhor do mercado.

É assim que me sinto quando encontro profissionais que afirmam só usar uma de determinada marca de computador, sistema operacional e “software aplicativo”. Mesmo que o camarada seja bom, é difícil esconder a estranheza com quem acha isso comum…

Leia Mais »

Tags:, ,

LatinoGEO: as novidades do Geoprocessamento na Latinoware 2012

Em 2012, espaço para será ampliado e contará pela primeira vez com um palestrante internacional.

Fonte: Softwarelivre.org

Esta não é a primeira vez que a Latinoware abre espaço para uma das áreas que mais se desenvolveu nos últimos anos com o uso do software livre: o Geoprocessamento. Também chamada de Geomática ou Georreferenciamento, neste ano a área recebe uma trilha dedicada a tratar de temas sobre o assunto – a LatinoGEO – que irá realizar um programa integrado de palestras, minicursos e atividades do setor.

Pela primeira vez, o evento terá um palestrante internacional. Jody Garnnet, membro fundador da Open Source Geospatial Foundation e presidente do comitê de incubação da fundação será o responsável por transmitir o conhecimento sobre as atuais estruturas que sustentam o geoprocessamento livre no mundo além das tecnologias disponíveis para consumo. De acordo com Rafael Soto (à direita), organizador da Trilha, “para romper uma velha barreira que inibe a participação de entusiastas e iniciantes, este ano o programa da trilha focou em palestras e minicursos introdutórios onde a geomática será tratada também em formato básico e informativo não sendo necessário em alguns dos eventos disponíveis pré-requisitos de conhecimento na área.”

Confira a programação completa Leia Mais »

O Fim.

PessoALL,

é com muito pesar que informo o fim das atividades do Site Profissionais de Tecnologia ao fim desse mês de Setembro de 2012. Por quase 10 anos tentei manter o site em atividade, contamos com muitas colaborações, alguns artigos de muito sucesso, com mais de 160 mil visualizações. Pra mim, foi um grande prazer materializar esse sonho, mas me sinto cansado, desmotivado e incapacitado de tocar esse projeto sozinho e a todo mês pagar a hospedagem.

Quero agradecer a todos os colaboradores e leitores do site.
Abraços e até uma próxima.

Lembrando que as atividades no Facebook continuarão.

https://www.facebook.com/groups/108722339213844/

TechnoDrops (6)

Wallace Vianna, webdesigner, autor do blog WallyVianna.

Dedicado a dicas do Google para internautas:

Cansado de abrir documentos PDF e perceber que parte do conteúdo não aparece, pois a versão do leitor de PDF está desatualizada? Não quer mais ficar instalando software em seu computador e procura opção para ler PDFs?
Use o Google Chrome para ler PDFs, que além de navegador de internet é um leitor de PDF que se atualiza online (por isso é o navegador mais demorado de instalar do mercado).

Leia Mais »

Tags:,

TechnoDrops (5)

 Wallace Vianna é webdesigner.

“Uma empresa inteligente não demite funcionário que passou no teste de seleção, pois investiu para ele estar ali; mais inteligente é retreinar que demitir”

Cláudio da Rocha Miranda, Prof. da FGV; GloboNews, 26.07.2011

Leia Mais »

Tags:, ,

Serviços gratuitos

Wallace Vianna é designer e trabalha com tecnologia voltada para design e SOHO.

Contratei um serviço de grupo de trabalho na web, o www.grupos.com.br, um dos primeiros na internet brasileira. Com o tempo parte do serviço ficou defasado (blog, por exemplo) e fui observando que a interação com usuários foi reduzindo cada vez mais.
Minha senha de acesso passou a não funcionar mais, o que creditei a cadastro feito com email antigo. Como entrei em contato e não recebi resposta, percebí que este serviço deve estar em fase de cancelamento, daí este registro, que fica como alerta a outros usuários. Aliás, esta não é a primeira vez que isso ocorre com um usuário de serviço gratuito; já fiquei a ver navios com o blog da Microsoft, o Live Spaces que fechou as portas, o Google Grupos, que descontinuou uma série de recursos como compartilhamento de arquivos e o Yahoo Geocities que cancelou seus serviços.

Leia Mais »

Tags:

TechnoDrops (3)

Se fala muito sobre acessibilidade, mas pouca gente pratica isso de fato. Das rampas em calçadas que permitem as pessoas deficientes chegarem a lojas, e estas às demais dependencias (sanitarios, p.ex.) até sites que são acessíveis sem imagens. Abaixo, um formulário de um site sobre PhpBB, em que o captcha* é exibido em forma de texto.

Exemplo de formulário com caracteres de confirmação de preenchimento em forma de palavras, em vez de imagens. São definidas letras maiúsculas ou minúsculas para serem digitadas, aleatóriamente.

Quem já não passou pela experiência de ter o formulário carregado e a imagem a ser digitada não? E, caso não compreenda o texto a ser digitado na imagem, “ouvir” as palavras a serem digitadas só é efetivo se o internauta tiver acesso com caixa de som.

A solução é genial pois serve para deficientes visuais ou não.
Leia Mais »

Novidades na suíte MS Office 15

(Atualizando post)
O lançamento da suíte Microsoft (MS) Office 15 promete uma integração dos produtos Office em micros de mesa (desktop) e online (internet). A despeito do visual mais “limpo” e fácil de usar, a idéia é que os documentos da suíte office possam ser publicados/compartilhados em diferentes serviços da MS na internet como o SkyDrive (disco virtual) e Hot/Live Mail (webmail), Live Messenger (instalado ou no Hot/Live Mail) ou redes sociais (joint-venture da MS e Facebook, docs.com; LinkedIn).

 

A parte boa é que a ambiciosa tentativa de migrar os programas da suíte Office para a internet (o antigo Office Live Workspace, de 2008)  tem versão nova e aperfeiçoada: Microsoft World Web App, que é a suíte Ms Office 2010 (atual?) simplificada, dentro do serviço Skydrive, acessível nos sites/sítios da MS na internet.

Leia Mais »

Tags:, , , ,

TechnoDrops (2)

Certa vez brinquei que as atualizações de software iriam ocorrer a cada dia, hora ou minuto, gerando arquivos incompatíveis entre cada versão. O Firefox parece que realizou esse chiste, já aconteceu de estar usando uma versão, e o navegador pedir atualização no meio e final do trabalho. Todos os dias recebo atualização deste software, que supera as atualizações do Windows (!). Antes acontecia de eu ver uma mesma página da web diferente duma versão para outra; agora vai acontecer é de eu ver uma mesma página da web diferente, de uma atualização para outra (!).

 O MS Office 15 já está na praça. Veja mais notícias em: http://msn.techguru.com.br/office-15-comeca-dar-sinais-de-vida/

Páginas de erro podem e devem ser bem utilizadas. Vide exemplo abaixo:

 

Wallace Vianna é designer e trabalha com webdesign e desenvolvimento web.
Tags:, ,
© 2008 Profissionais de Tecnologia is powered by WordPress